O Acústico MTV virou um verdadeiro fenômeno no Brasil, especialmente nos anos 90 e 2000. O projeto deu nova roupagem a grandes sucessos, gerou discos multi-platina e apresentações históricas que atravessam gerações. Nesta lista, reunimos os 10 melhores acústicos brasileiros, segundo nosso time aqui da Rádio Transamérica.
10 – Engenheiros do Hawaii (2004)
Um acústico cheio de poesia, nostalgia e um olhar generoso para toda a trajetória da banda. Nesse especial, Humberto Gessinger fez questão de não ter participações especiais, mantendo o acústico mais intimista e centrado na própria banda.
Top 3 pra ouvir: Pra Ser Sincero — O Papa é Pop — Infinita Highway
9 – Lulu Santos (2000)
Lulu trouxe todo seu charme e suingue para um dos acústicos mais divertidos e bem produzidos da série. O show contou com participação de Fernanda Abreu em “Sábados à Noite” e Toni Garrido do Cidade Negra em “Satisfação”.
Top 3 pra ouvir: Tempos Modernos — Toda Forma de Amor — Sábado à Noite
8 – Rita Lee (1998)
Um dos acústicos mais icônicos, divertidos e cheios de personalidade. Rita transformou seu acústico em um show teatral, irônico e cheio de hits. Com participações memoráveis como Cássia Eller em “Luz del Fuego” e Titãs em “Papai Me Empresta O Carro”
Top 3 pra ouvir: Lança Perfume — Mania de Você — Erva Venenosa
7 – Os Paralamas do Sucesso (1999)
Um dos acústicos mais elegantes e musicais da série, que evidenciou ainda mais o talento e a versatilidade da banda. Com convidados como Zizi Possi em uma versão inesqeucível de “Meu Erro e amigo de longa data Dado Villa-Lobos em “Que País É Este”.
Top 3 pra ouvir: Lanterna dos Afogados — Uma Brasileira — Meu Erro
6 – Kid Abelha (2002)
Feito sob medida para os rômanticos de plantão, é um especial sofisticado, romântico e com produção impecável. O acústico do Kid Abelha virou trilha de muitos amores e corações partidos. No combo ainda tivemos o prazer de contar com participação de Lulu Santos em “Nada Sei” e Lenine como “Te Amo Pra Sempre”.
Top 3 pra ouvir: Lágrimas e Chuva — Nada Sei — Como Eu Quero
5 – Charlie Brown Jr. (2003)
Chorão e companhia provaram que sua energia também funciona no formato acústico, misturando rock, rap e reggae de forma única. Contou com ótimas participações de Marcelo D2 em “Samba Makossa” e Negra Li em “Não É Sério”.
Top 3 pra ouvir: Só por uma Noite — Senhor do Tempo — Papo Reto
4 – Capital Inicial (2000)
Responsável por uma verdadeira retomada na carreira da banda. O acústico colocou o Capital novamente no topo das paradas. Com participações de Kiko Zambianchi em “Primeiros Erros” e a saudosa Zélia Duncan em “Eu Vou Estar”.
Top 3 pra ouvir: Primeiros Erros — Tudo Que Vai — À Sua Maneira
3 – Titãs (1997)
A banda vai poder se orgulhar para sempre por terem sidos os pioneiros com primeiro da série no Brasil e um marco na música nacional. O acústico dos Titãs redefiniu a carreira da banda e o próprio conceito de show acústico no país, Após eles, todos queriam ter um Acústico para chamar de seu. Quem marcou presença nesse especial foi Marisa Monte em “Flores” e ninguém menos que Jimmy Cliff em “The Harder They Come”.
Top 3 pra ouvir: Epitáfio — Pra Dizer Adeus — Marvin
2 – Legião Urbana (1999)
Gravado após a morte de Renato Russo, com registros de ensaios da banda na MTV, esse acústico se tornou um dos mais vendidos da série no Brasil. É puro sentimento e melancolia.
Top 3 pra ouvir: Hoje a Noite Não Tem Luar — Pais e Filhos — Índios
1 – Cássia Eller (2001)
Poucos meses antes de sua morte, Cássia entregou um dos acústicos mais potentes e queridos do país. Sua presença no palco e a mistura de rock com MPB são inesquecíveis. Sorte imensa termos um registro tão lindo como esse. Com participação de Nando Reis em “Relicário” e Luiz Melodia em uma versão única de “Codinome Beija-Flor” do Cazuza.
Top 3 pra ouvir: Malandragem — Por Enquanto — O Segundo Sol