A atriz brasileira Fernanda Torres, de 59 anos, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua performance em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.
Durante a cerimônia realizada no último domingo (5) no The Beverly Hilton, em Los Angeles, Torres expressou surpresa ao receber o prêmio e dedicou-o à sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos por “Central do Brasil”. Em seu discurso, Torres destacou a importância da arte em tempos difíceis, mencionando que “Ainda Estou Aqui” aborda a sobrevivência durante a ditadura militar brasileira de 1971.
A vitória de Torres é um marco significativo para o cinema brasileiro, sendo a primeira vez que uma atriz do país recebe o Globo de Ouro nessa categoria. Além de Torres, estavam indicadas na categoria atrizes renomadas como Pamela Anderson por “The Last Showgirl”, Angelina Jolie por “Maria”, Nicole Kidman por “Babygirl”, Tilda Swinton por “The Room Next Door” e Kate Winslet por “Lee”
“Ainda Estou Aqui” também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, mas acabou sendo desbancado por “Emilia Pérez”, escrito e dirigido pelo francês Jacques Audiar.
Confira o discurso da vitória na íntegra: