Na apresentação da Tesla na última semana, os robôs humanoides Optimus chamaram atenção, mas surgiram dúvidas sobre se eles realmente agiram sozinhos. De acordo com a Bloomberg, alguns movimentos dos robôs podem ter sido controlados por humanos, embora isso não tenha sido mencionado pela Tesla.
Optimus make me a drink, please.
This is not wholly AI. A human is remote assisting.
Which means AI day next year where we will see how fast Optimus is learning. pic.twitter.com/CE2bEA2uQD
— Robert Scoble (@Scobleizer) October 11, 2024
Os robôs andaram, conversaram e até serviram bebidas no evento. Porém, vídeos e testemunhas levantaram suspeitas de que operadores humanos estavam ajudando. Robert Scoble, especialista em IA, perguntou a um dos robôs se ele teve ajuda humana, e o robô respondeu: “Eu não posso dizer o quanto, isso é algo que você terá que descobrir mais tarde… pode haver alguma coisa.”
Alguns acreditam que até as falas dos robôs podem ter sido feitas por pessoas, mas também não há provas. O site Electrek viu um funcionário segurando algo ao lado de um dos robôs, o que sugere controle manual. A única coisa que pareceu ser feita sem ajuda foi o ato de caminhar.
A falta de clareza da Tesla foi criticada, já que Elon Musk não especificou o que o robô realmente pode fazer sozinho e o que ainda é apenas uma demonstração. Isso é importante para investidores e consumidores que querem saber o que a Tesla já desenvolveu. Até o momento, a Tesla não comentou essas dúvidas.
Vale lembrar que Elon Musk afirmou que o robô Optimus pode ser vendido em 2025 por cerca de US$ 30 mil.