OUÇA AGORA

100.1 FM

10 tradições de Ano Novo praticadas ao redor do mundo para você tentar este ano.

No Reveillon, os brasileiros têm diversas tradições para dizer adeus ao ano velho e dar boas-vindas ao ano novo.

Foto: Getty Images

No Réveillon, os brasileiros têm diversas tradições para dizer adeus ao ano velho e dar boas-vindas ao ano novo: se vestir de branco, usar roupas novas, pular ondinhas ou apenas assistir a um show de fogos de artificio.

Ao redor do mundo, as pessoas têm muitos costumes diferentes para começar bem o ano, desde quebrar pratos a se vestir de urso.

Comer doze uvas | Espanha

Na Espanha, a tradição é comer doze uvas, uma para cada badalada do relógio a partir da meia-noite. O costume promete má sorte para o ano seguinte a quem não conseguir engolir as doze uvas no tempo certo – não é tão fácil quanto parece! Em grandes centros urbanos, como Madri, as pessoas se reúnem na rua para comerem suas uvas acompanhadas.

Quebrar pratos | Dinamarca

Na Dinamarca, as pessoas guardam suas louças velhas até o dia 31 de dezembro para jogá-las contra as portas de amigos e familiares quando o relógio bate meia-noite. A tradição promete mandar os maus espíritos para longe daquelas cujas casas foram atacadas com pratos.

Queimar espantalhos | Países da América Latina

Em nome da boa fortuna para o ano que começa, pessoas de alguns países da América Latina, como Equador, Colômbia e Panamá, queimam espantalhos, bonecos de pessoas famosas ou fotos antigas. Em algumas regiões desses países não é incomum ver grandes personagens pegando fogo em praça pública no dia 31 de dezembro.

Frutas redondas | Filipinas

Nas Filipinas, a tradição é se servir somente de frutas redondas no dia do Réveillon. Isso porque o formato das frutas lembra as moedas e, portanto, prometem trazer muito dinheiro e prosperidade para o ano que começa.

Tocar um sino | Japão

Se você quiser começar um ano cheio de prosperidade como um japonês, deve tocar um sino 108 vezes a partir da meia-noite. Por lá, budistas acreditam que, tocando o sino uma vez para cada um dos pecados humanos, se limpam de pecados que cometeram ao longo do último ano e, portanto, estão prontos para começar um novo ano renovados.

Se vestir de urso | Romênia

Em nome de uma antiga tradição romena, pessoas saem às ruas vestidas de urso e dançam no caminho para as casas de amigos e familiares. O costume garante que a fantasia de urso vai assustar o mal e mantê-lo longe durante o ano que começa. Por lá, eles também costumam sussurrar para seus animais – se eles responderem, é sinal de que será um bom ano. Boa sorte tentando convencer seus amigos a tentarem isso neste ano!

Passear com malas vazias | Equador e Colômbia

Essa é para quem ama viajar! Em alguns países da América Latina, como Equador e Colômbia, pessoas saem às ruas no dia 31 de dezembro arrastando malas vazias. O costume promete trazer um novo ano recheado de ótimas viagens.

Jogar pão na parede | Irlanda

Uma antiga – e pouco usual – tradição de ano novo irlandesa prega que você tem que bater pedaços de pão contra a parede para espantar a má sorte. Algumas pessoas ainda acreditam que o costume visa a trazer um novo ano cheio de fartura e abundância.

Comer crepes | França

Caso você prefira comer a comida ao invés de jogá-la contra a parede, a tradição francesa de se encher de crepes à meia-noite certamente vai lhe agradar. Alguns franceses, no entanto, preferem beijar aquela pessoa especial quando o ano termina. De qualquer forma, ambas tradições são bastante agradáveis.

Derreter metal | Finlândia

A tradição preferida dos finlandeses é derreter um pequeno pedaço de metal em formato de ferradura e jogá-lo em um balde de água fria ainda quente, para ele se solidificar rapidamente. Acredita-se que o formato que ele adquirir vai dizer muito sobre o ano que começa. Algo próximo a um coração, por exemplo, quer dizer que você terá amor.

Pendurar cebolas | Grécia

Na Grécia, as pessoas costumam pendurar cebolas em suas portas durante a virada do ano. A tradição significa limpeza e renascimento. Alguns gregos, ainda, acordam seus familiares no dia 1º tocando em suas cabeças a cebola que ficou pendurada durante a noite.

Compartilhe:

Últimas

Damon Albarn reclama da plateia durante show de Blur em festival

Damon-Albarn-reclama-da-plateia-durante-show-de-Blur-em-festival
Essa experiência levanta questões sobre o futuro da banda e o papel de Damon no cenário musical…

Courtney Love revela sua opinião sobre Taylor Swift e outras cantoras pop

Courtney-Love-revela-sua-opiniao-sobre-Taylor-Swift-e-outras-cantoras-pop
A cantora Courtney Love expressou suas opiniões sobre alguns nomes da música em uma entrevista recente….

Gene Simmons diz que fãs de Taylor Swift pagam por música e fãs de rock não

Gene-Simmons-diz-que-fas-de-Taylor-Swift-pagam-por-musica-e-fas-de-rock-nao
Simmons acredita que a renovação do rock só vai acontecer se os fãs adotarem o comportamento dos…

Trailer de “Coringa: Delírio a Dois” é divulgado

Trailer-de-Coringa-2-e-divulgado
O longa promete dar sequência à trajetória de Arthur Fleck, um homem que enfrentava desafios mentais devido…

“Silvio”: Primeiro trailer mostra como foi o sequestro de Silvio Santos

Silvio-Primeiro-trailer-mostra-como-foi-o-sequestro-de-Silvio-Santos
“Silvio” promete levar os espectadores a uma emocionante viagem pelos altos e baixos da trajetória desse ícone…

Zak Starkey anuncia novo álbum beneficente com grandes nomes da música

Zak-Starkey-anuncia-novo-album-beneficente-com-grandes-nomes-da-musica
Segundo Zak, a inspiração para este projeto surgiu durante um festival em 2017, onde tanto o The…