Com o fim do período de votação dos jurados, os vencedores do Oscar 2025 serão anunciados em duas semanas. A cerimônia deste ano tem um significado especial para o Brasil, já que Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Além disso, Fernanda Torres está na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz, considerada a categoria mais acirrada segundo especialistas.
A atuação de Fernanda Torres tem recebido grande destaque na imprensa internacional, especialmente após sua vitória no Globo de Ouro como Melhor Atriz em Drama. Desde então, ela tem sido nomeada para diversas premiações da indústria, aumentando sua visibilidade na corrida pelo Oscar.
Ao lado de Torres nessa disputa, estão a veterana Demi Moore, elogiada por sua performance em A Substância, e a revelação Mike Madison, indicada por Anora. Vamos contextualizar um pouco sobre cada uma delas?
Demi Moore é uma atriz norte-americana que teve grande destaque em Hollywood entre 1980 e 1990 com filmes como Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990), Proposta Indecente (1993) e Até o Limite da Honra (1997). Reconhecida por sua versatilidade, transitou entre dramas, thrillers e comédias, mas acabou tendo um declínio significativo na sua popularidade chegando a ser rotulada por um produtor da industria como “atriz pipoca”, expressão usada para se referir a atrizes que atuam em filmes populares, considerados menos “artísticos”.
A volta por cima veio com seu papel no terror/sci-fi A Substância, que acompanha uma mulher disposta a rejuvenescer por meio de um tratamento inovador. No entanto, a substância utilizada no procedimento gera efeitos colaterais inesperados e aterrorizantes, levando-a a uma luta desesperada por controle sobre seu próprio corpo e identidade. filme que acabou lhe rendendo
os prêmios Globo de Ouro de melhor atriz em musical ou comédia e o Kansas city Filme Critics Circle como melhor atriz.
Mikey Madison é uma atriz norte-americana conhecida por seus papéis em filmes de terror e séries de TV. Já tendo atuado em uma produção de Quentin Tarantino, a jovem de 25 anos ganhou destaque pelo papel de Amber Freeman no 6° filme da franquia Pânico, lançado em 2022. Na TV, é reconhecida por seu papel na série Better Things (2016–2022).
Com uma carreira em ascensão, Madison recebeu reconhecimento por interpretar a protagonista de Anora, filme que acompanha uma jovem dançarina do Brooklyn que se casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo. Quando a família do rapaz descobre, tenta anular o casamento, colocando em risco o futuro da protagonista. O filme mistura drama e comédia ao explorar questões sociais e culturais, papel que rendeu a novata o Bafta de melhor atriz, superando o favoritismo de Moore na categoria.
A categoria de Melhor Atriz ainda conta com a indicação de Cynthia Erivo, por seu papel como Elphaba no aclamado drama musical Wicked, e Karla Sofia Gascón, que viu o favoritismo pelo seu papel em Emília Pérez ir por água abaixo após algumas declarações controversas feitas à imprensa, uma delas, inclusive, acusando a equipe de redes sociais de Fernanda Torres de ‘golpe baixo’ na sua comunicação.
E aí, quem será que leva o prêmio de melhor atriz para casa? A disputa é acirrada e o resultado a gente confere na transmissão da cerimonia que ocorre no proxímo dia 2 de março, domingo, a partir das 21h.