A Academia Brasileira de Cinema divulgou uma lista com 16 filmes brasileiros qualificados para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. Essa primeira seleção reúne produções que atendem aos critérios estabelecidos pela Academia do Oscar e têm chance de representar o país na disputa mais renomada do cinema mundial.
Estar “qualificado” significa que o filme foi formalmente inscrito e aceito pela Academia Brasileira de Cinema como candidato ao título de Melhor Filme Internacional. Agora, esses títulos passarão por análise de uma comissão formada por 15 membros da Academia, que reduzirá essa lista para uma pré-seleção de seis filmes.
O próximo passo acontece em 8 de setembro, quando essa primeira redução será anunciada. Depois, a comissão se reunirá novamente em 15 de setembro para escolher oficialmente o filme que representará o Brasil na premiação de 2026. O longa selecionado será encaminhado à seleção internacional da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Posteriormente, a Academia americana irá anunciar uma lista com os pré-indicados, seguida dos finalistas e, por fim, os indicados oficiais ao Oscar. A cerimônia de premiação está marcada para 15 de março de 2026. Esse processo ilustra o caminho complexo e competitivo que um filme percorre desde a qualificação nacional até a possibilidade de ser indicado — e, quem sabe, premiado — no Oscar.
Lista dos 16 filmes qualificados
-
A Melhor Mãe do Mundo (Anna Muylaert)
-
A Praia do Fim do Mundo (Petrus Cariry)
-
Baby (Marcelo Caetano)
-
Homem com H (Esmir Filho)
-
Kasa Branca (Luciano Vidigal)
-
Malu (Pedro Freire)
-
Manas (Marianna Brennand)
-
Milton Bituca Nascimento (Flavia Moraes)
-
O Agente Secreto (Kleber Mendonça Filho)
-
O Filho de Mil Homens (Daniel Rezende)
-
O Último Azul (Gabriel Mascaro)
-
Oeste Outra Vez (Érico Rassi)
-
Os Enforcados (Fernando Coimbra)
-
Retrato de Um Certo Oriente (Marcelo Gomes)
-
Um Lobo Entre os Cisnes (Marcos Schechtman & Helena Varvaki)
-
Vitória (Andrucha Waddington)