As semifinais da Copa Paulista vão marcar a estreia de uma nova tecnologia no futebol brasileiro. A Federação Paulista de Futebol (FPF) vai implementar, pela primeira vez no país, o desafio de vídeo, semelhante ao que já existe em esportes como vôlei, tênis e basquete (NBA).
A novidade, chamada Football Video Support (FVS), foi apresentada aos clubes envolvidos — XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente — em Conselho Técnico realizado nesta segunda-feira. O sistema já foi testado pela Fifa em competições de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20.
Com o FVS, os treinadores poderão solicitar a revisão de lances em quatro situações: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e cartões aplicados ao jogador errado. Cada time terá direito a dois pedidos por jogo. Caso a revisão confirme o erro, o pedido não será descontado.
O processo é simples: o técnico faz o gesto girando o dedo no ar, entrega um cartão de solicitação ao quarto árbitro e, em seguida, o árbitro principal analisa o lance em uma cabine à beira do gramado. Diferente do VAR, não há árbitro de vídeo nem análise de impedimentos. A única revisão automática será em casos de gol ou cobranças de pênalti.
Segundo a FPF, a tecnologia exige menos recursos e busca democratizar o uso do vídeo no futebol, permitindo que competições menores também possam se beneficiar.
Além do FVS, a FPF já foi pioneira em outras inovações, como o impedimento semiautomático, o sistema multibolas e a câmera do árbitro no Paulistão Feminino de 2025.
Datas das semifinais
XV de Piracicaba (1º) x Comercial (4º)
Ida: 19/09, às 20h – Ribeirão Preto (SP)
Volta: 27/09, às 18h – Piracicaba (SP)
Primavera (2º) x Grêmio Prudente (3º)
Ida: 20/09, às 17h – Presidente Prudente (SP)
Volta: 28/09, às 15h – Campinas (SP)
Os vencedores garantem vaga em torneios nacionais de 2026. O campeão escolhe entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil, enquanto o vice fica com a outra vaga. Em caso de empate no agregado, a decisão será nos pênaltis.