A recente indicação ao Globo de Ouro 2025 de “Ainda Estou Aqui” como Melhor Filme Estrangeiro e a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, marca um momento histórico para nosso país. Mas você sabia que diversos artistas e produções brasileiras já foram indicados à premiação? Nós separamos uma lista pra você ficar por dentro, e quem sabe, maratonar todas produções que já foram reconhecidas na cerimônia:
Atores Brasileiros Indicados ao Globo de Ouro:
Sônia Braga: Recebeu três indicações ao Globo de Ouro. A primeira, em 1986, como Melhor Atriz Coadjuvante por “O Beijo da Mulher-Aranha”. Em 1989, foi novamente indicada na mesma categoria por “Luar sobre Parador”. Em 1995, concorreu como Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie, Antologia ou Filme para a TV pelo longa “Amazônia em Chamas”.
Daniel Benzali: Ator brasileiro radicado nos Estados Unidos, foi indicado em 1996 ao prêmio de Melhor Ator em Série de Drama por seu trabalho em “Murder One”.
Fernanda Montenegro: Em 1999, foi indicada a Melhor Atriz por sua atuação em “Central do Brasil”, consolidando-se como uma das grandes damas do cinema brasileiro.
Wagner Moura: Em 2016, recebeu a indicação de Melhor Ator em Série de Drama por seu papel como Pablo Escobar na série “Narcos”.
Filmes Brasileiros no Globo de Ouro:
Central do Brasil (1998): Dirigido por Walter Salles, venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 1999.
Cidade de Deus (2002): Concorreu a Melhor Filme Estrangeiro em 2003.
Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981): Foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 1982, sendo reconhecido pela abordagem crua da realidade brasileira da época.
Menção:
Orfeu Negro (1959): Apesar de ter sido dirigido pelo francês Marcel Camus, o filme foi gravado no Brasil e falado em português. Venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 1960, levando o título para a França.